O que é cio silencioso? Entenda essa condição!

Assim como os humanos, todos os outros animais possuem um ciclo reprodutivo. Nele, há um período em que a fêmea fica com receptividade sexual. No caso do ser humano é chamado de período menstrual, mas em outras espécies, como a de alguns mamíferos, tendo cachorros e gatos como exemplo, é conhecido como cio.

Esse período pode variar de 7 a 15 dias, no entanto, em alguns casos, essa receptividade sexual extrema pode demorar um pouco mais para acabar, deixando a fêmea bastante fértil por mais alguns dias. Nesse momento, corre-se o risco de ela adquirir prenhez.

O cio comum pode ser diagnosticado através do sangramento, aumento da vulva e mudança no comportamento da fêmea.

Nos primeiros dias, a fêmea vai sangrar, mas ainda não estará fértil. A fertilidade só começa quando o sangramento se encerra. No entanto, existem alguns casos em que esses sintomas não são vistos, no qual chamamos de cio silencioso, mas o que realmente é isso?

O que é o Cio silencioso?

Para entender melhor o que é Cio silencioso, é preciso ter em mente que o cio é dividido em quatro fases proestro (fase inicial da estimulação hormonal do ciclo estral, macho já sente o cheiro, mas a fêmea não aceita ainda) estro (ovulação e aceitação do macho) diestro (manutenção da gestação, ocorre também em fêmeas que não cruzaram) e anestro (intervalo entre as fases principais do ciclo estral).

Todas essas fases acabam trazendo alguns sinais clínicos para a fêmea. No entanto, quando falamos sobre o cio silencioso, nos referimos ao seco, ou seja, aquele em que não há nenhum dos primeiros sinais de que o animal está entrando em um período mais fértil, de acasalamento. Contudo, mesmo que esses sinais não estejam presentes, a ovulação e as variações hormonais ainda estão presentes.

Por que é preciso estar atento ao cio silencioso?

O cio silencioso, apesar de não apresentar nenhum sinal clínico comum, ainda deixa a fêmea fértil. Com isso, caso queira que sua cadelinha ou gatinha fique prenha, é preciso estar atento a alguns sinais, pois, além disso, ela pode estar sem ovular.
meio do texto

Para que esse diagnóstico seja possível, se tiver algum animal macho na casa, tente observar se ele não está com um interesse particular pela fêmea, querendo cheirá-la ou até montar nela. É preciso ter em mente que o cio começa entre o sexto mês e o primeiro ano de vida. Por esse motivo, caso não note sinais nesse período, é preciso levá-la ao veterinário para diagnosticar se está com o cio silencioso.

Tendo esse diagnóstico, é importante que as consultas sejam recorrentes para detectá-lo. No entanto, sabemos que esses animais podem sofrer um pouco durante a prenhez. Realizar a castração é uma forma de evitar que a fêmea fique prenhe e evitar doenças no futuro.

Equipe TudoVet